top of page
birdwatching em Gonçalves.jpg

WORKSHOP
birdwatching

de

em gonçalves - mg

Se no centro da cidade já é possível observar aves raras, imagine o que esperar das áreas naturais de Gonçalves.

A PÉROLA DA MANTIQUEIRA

Não é por menos que Gonçalves é comparado a uma pérola, a natureza que existe ali é tão preciosa que atrai turistas do mundo inteiro. 

A riqueza está nas encostas, cachoeiras, estradas de terra, fazendas e florestas, voando e cantando. A avifauna dá o conceito a este lugar. 

A sensação é entrar num túnel do tempo direto para as origens da Mata Atlântica.

estrelinha ametista.jpg

Por acaso você já observou beija-flor-de-papo-branco (Leucochloris albicollis), coruja-orelhuda (Asio clamator), gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus), quete-do-sudeste (Microspingus lateralis) e bico-de-veludo (Schistochlamys ruficapillus) no centro de uma cidade?
 
Se você conhece essas espécies, sabe o quão raro é, no entanto, este é o cotidiano de Gonçalves.

Clique  na imagem para expandir

A PROPOSTA DO WORKSHOP

Passarinhar é relaxante e divertido, mas nosso objetivo é ir além do benefício próprio, afinal, todo observador de aves é um cientista por natureza e tem conhecimento suficiente para contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e de conservação. 

 

Isso é “ciência cidadã” e você pode aprender a monitorar a biodiversidade com a gente, neste evento. Para você ter uma ideia, listar as espécies fornece dados relevantes, seja para estimar as tendências populacionais das espécies ao longo do tempo, delimitar áreas prioritárias para conservação ou ainda estudar mudanças climáticas através dos levantamentos das aves.

São pequenas atitudes que fazem a diferença e este “passatempo” é a forma mais genuína de conexão e proteção à natureza. É por isso que a Pousada Vida Verde estimula e divulga o birdwatching, eles sabem como é importante manter observadores de aves por perto, que ajudam a monitorar e proteger as áreas naturais.

Por falar nisso, dos 5 alqueires da propriedade, 50% são áreas destinadas à Conservação da Natureza, eles não só respeitam o limite de 20% de reserva legal como protegem mais que o dobro exigido por lei.

 

É possível observar e ouvir esse cuidado através das aves que frequentam os ecossistemas da Pousada Vida Verde, como grimpeiro (Leptasthenura setaria), pavó (Pyroderus scutatus), juruva (Baryphthengus ruficapillus) e tangará (Chiroxiphia caudata), aves sensíveis e que exigem harmonia ambiental. 

Clique  na imagem para expandir

Pousada Vida Verde
Pousada Vida Verde
grimpeiro
Pousada Vida Verde
Pousada Vida Verde
pavó
Pousada Vida Verde
Pousada Vida Verde

Porque o workshop de birdwatching será no verão?

Para oferecer a experiência na Mata Atlântica como ela é, úmida e cheia de vida.

 

Acordar às 4:40h da manhã e sentir o ar fresco das montanhas, auxilia o sistema respiratório e o bem-estar. É comum eu escutar das pessoas: “como é bom acordar cedo, deveria fazer isso sempre”.

 

E essa alegria matinal é acentuada no verão, porque observar aves já é bom, mas ver filhotes aprenderem a voar, cantar é terapêutico. O sorriso fica largo quando contemplamos casais de passarinhos com a construção dos ninhos. 

Eles são fofos aos nossos olhos, mas são verdadeiros guerreiros, tem passarinhos que cantam e dançam para conquistar as fêmeas e/ou defenderem seus territórios. Até enfrentam predadores maiores que eles pela família.

Além de tudo, janeiro é “baixa temporada”, alternativa para economizar, evitar aglomerações, conectar-se com a natureza e sentir-se acolhido por não ter tantos visitantes. Viajar contrafluxo tem suas vantagens. 

Veja a programação e ajuste sua agenda para este fim de semana inesquecível.

surucuá variado.jpg

workshop de

birdwatching

14e  15
de janeiro

programação

A experiência começa às 15 horas na sala de convenções com Pedro Ribeiro Neto. Fotógrafo, montanhista e condutor de birdwatching, ele é nascido e criado na Serra da Mantiqueira e tem bagagem para palestrar sobre as características físicas e biológicas da nossa região. Aqui você começa a entender porque Gonçalves é um refúgio para a avifauna.

 

Após 30 minutos de explanação, será a vez de Rita de Cássia Sousa (bióloga, especialista e mestre em conservação da natureza) introduzir a ciência de forma lúdica e mostrar como o birdwatching é importante para mudar a crise da biodiversidade.

 

Serão 60 minutos de palestras e um pequeno intervalo para os participantes buscarem suas mochilas com água, câmeras e binóculos. Você não tem nem um binóculo? Tudo bem, deixaremos alguns monóculos disponíveis para quem deseja participar pela primeira vez. Definitivamente, isto não é problema.
 

A primeira dinâmica ao ar livre (passarinhada) começa as 16:30 e segue até às 18:00h. Faremos observações nas áreas úmidas da propriedade, ficaremos próximo dos lagos e riachos. Para conhecer as espécies que preferem estes ecossistemas e para treinar a capacidade de identificação através da visão sistêmica, isto é, analisar cada aspecto importante ao reconhecimento das aves.

Pausa de 10 minutos e seguimos para caminhada noturna por estradas rurais. É o que chamamos de “corujada”, começa às 18:30 e finaliza por volta das 20:30h. Nessa atividade, é importante levar lanternas, como a lua estará na fase minguante, será perfeito para treinar a escuta e buscar as corujas de forma ativa.

15 de janeiro

O dia começa cedo e às 5hs você já poderá beliscar umas frutas no restaurante da Pousada Vida Verde, porque às 5:30h já teremos a primeira dinâmica do dia. Vamos caminhar até às 8hs, a programação envolve passarinhada nas bordas das matas, quando há maior atividade da avifauna pela manhã. Perfeito para quem gosta de fazer fotografias de aves.

Depois do exercício matinal, você terá 1 hora para se deliciar no famoso café da manhã oferecido pela Pousada Vida Verde, para as 9:00hs você sentir as dificuldades e aprender as soluções de passarinhar em trilha florestal.

 

Esse será o fechamento do Workshop de Birdwatching em Gonçalves, próximo das 12 horas. Assim, você ainda tem tempo para aproveitar a pousada Vida Verde, Gonçalves ou simplesmente descansar no coração da Mata Atlântica.  

VAGAs LIMITADAS

Garanta essa oportunidade!


EVENTO GRATUITO AOS HÓSPEDES DA

POUSADA VIDA VERDE

Clique no botão abaixo 

para saber sobre valores de hospedagem e reservas 

bottom of page