top of page
  • Foto do escritorRita Sousa

Dicas para tornar "a escolha do binóculo" uma fase especial...

Atualizado: 14 de fev. de 2022

O binóculo ideal para observar aves, precisa cumprir funções específicas. Ver a ave inteira através das lentes (não somente “partes” dela) é essencial, por isso, recomendo um 8x42 ou 10x50, isso representa o alcance x diâmetro da lente objetiva.

Confundiu aí? Então, vou apresentar as partes do binóculo para você.


O binóculo ideal não tem a função “zoom”, o ajuste de um binóculo é o foco. O que poderíamos chamar de “zoom” é essa capacidade que cada equipamento tem de aproximar a imagem aos nossos olhos, daí que entra estes números (8x42 ou 10x50).

Mas o que isso significa na prática?

Abaixo de 8x, fica complicado achar o passarinho na lente e acima de 10x, só se tiver um estabilizador de imagem, isso porque todos nós trememos naturalmente.

Caso você deseje estudar um grupo específico formado por pequenas aves (como beija-flores e piolhinhos) pode ser interessante investir mais e adquirir até um binóculo com 18x, mas lembre-se que o uso de um tripé ou estabilizador, será necessário e pode custar por volta de 1.500,00 euros.

Vixi, a grana tá curta?

Então, compre um binóculo usado, há sempre alguém querendo melhorar os equipamentos. Visite a página do WikiAves e pergunte, além de ser sustentável, fará amizades para passarinhar.

Mas, vou retomar às especificações: camadas de revestimento das lentes, neste caso, quanto mais camadas, melhor e também mais caras.


O revestimento Rubicon, por exemplo, não é recomendado para birdwatching. Agora faço uma confissão: Eu comecei a observar passarinhos com um Rubicon, afinal, era o equipamento que tinha, comprei ele no segundo ano da faculdade e usava para achar flores e frutos de árvores da Mata Atlântica.

Este tal binóculo foi bem útil nos meus primeiros passos como observadora de aves. Só descobri que ele era muito ruim, após dois anos de passarinhadas, quando experimentei outro binóculo e pude ver a diferença. Nisso, resolvi comprar um binóculo mais indicado, foi ótimo, pois pude ver cores e detalhes que passavam batido com o Rubicon.

Outra característica que deixa o equipamento salgado, é a distância mínima de foco (dmf) e neste caso, quanto menor a distância (2,5 m) mais elevado são os valores de mercado.


Agora pense comigo: O binóculo tem a função de “aproximar e tornar nítida" a imagem que chegará aos seus olhos, então, 5 metros já é uma distância bacana (sempre bom relembrar boas práticas).

E na trilha? Pode acontecer do bicho ficar pertinho (2 m) e aí apresento duas opções:

1. Ficar triste, pois seu binóculo consegue focar após 5 m a sua frente e a ave está a dois metros de você, então você não conseguirá focar a ave ou;

2. Desfrutar o encontro, afinal, qualquer movimento, como erguer o binóculo poderá afastar o passarinho, então aproveite e observe a "olho nú".


Como vocês podem ver, é complexo e delicado apresentar todas as informações relevantes em apenas um post, conversando com Pedro, ele apontou outras características que eu não conhecia. Assim, achamos viável ele apresentar O Guia para a escolha do Binóculo Ideal, que será disponibilizado de forma gratuita para você.

Enquanto o livro digital não fica pronto, dou dicas para tornar essa fase bem especial!

A primeira é para você sentir o sabor da conquista, separe um cofrinho destinado à compra do binóculo. Olhe para ele todos os dias e pense, "quanto mais eu te engordar, mais passarinhos poderei encontrar".


Simples hein, mas é eficiente. A segunda recomendação é para você participar de Clubes de Observadores e tente experimentar os binóculos durante as saídas. Ótimo exemplo é o evento Vem Passarinhar Sampa, promovido pela Save Brasil e Divisão de Fauna Silvestre da Prefeitura de SP.


Essa iniciativa é composta por saídas mensais gratuitas com o foco em observação de aves nos parques municipais da cidade de SP. Há monitoria, empréstimos de binóculos e levantamento das espécies através do eBird. Para fechar o ano com um evento lindo destes, o Parque do Ibirapuera receberá os amantes das aves no dia 11/12/2021. Deixarei o link da página de inscrição da Save para vocês.

Vai viajar? Busque a atividade de birdwatching com agências locais. Eu mesma trabalho com várias da minha região e muitos clientes até investem em determinados pacotes para testar monóculo e binóculo oferecidos durante as “passarinhadas”.

Vamos juntos difundir essa prática.

Desejo bons ventos para sua passarinhada.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page