top of page
  • Foto do escritorRita Sousa

As Consequências do Birdwatching!

Atualizado: 1 de dez. de 2022

Este alerta é para você que está querendo adentrar no universo da Observação de Aves: Cuidado, essa atividade causa dependência e você jamais conseguirá olhar para o céu sem perceber a comunidade de passarinhos sobrevoando sua cabeça. Seus dias jamais serão os mesmos.

Como qualquer outro vício ele começa lento e gradual, um dia você está vendo um beija-flor no seu jardim, no outro você quer diferenciar a espécie e quando perceber, já estará comprando livros, participando de cursos, palestras e eventos.


Você pode até duvidar, mas as prioridades mudam, também pudera! As sensações ao provar o birdwatching variam entre calma, felicidade, empolgação e plenitude. É comum você entrar em estado de euforia, chorar, ficar rindo sem parar e em questão de segundos, o sabor da frustração invade o coração.


Normalmente isso acontece quando percebemos que os ecossistemas (casas de aves bem especiais) estão ameaçados de extinção. Será que ninguém percebe as aves que vivem e/ou que param naquele cantinho para um lanche rápido durante as migrações?!


Quando este tipo de preocupação chegar… sinto muito, mas você alcançou a fase crônica, porque só a observação não te satisfaz mais, você sente que precisa agir e isso acontece mesmo. Vou exemplificar com o caso do bairro Tanquã em Piracicaba.


Existia um projeto de construção e instalação de uma barragem, algo que iria impactar a vida de mais de 200 espécies de aves, foi aí que o grupo de observadores entrou em ação.


O CEO (Centro de Estudos Ornitológicos) distribuiu o guia de campo: Aves do Tanquã (foto), como um “grito” de alerta contra a instalação do empreendimento que iria acabar com o “mini-pantanal”. Nessa campanha os passarinheiros tiveram êxito, além da construção não acontecer, em dezembro de 2018 foi criada a APA Tanquã com 14 mil hectares e que engloba seis municípios.


Percebe como os passarinhos têm poder? Eles conseguem atrair a atenção de todo mundo e formar grupos engajados em prol da Conservação Ambiental. Até quem apresenta limitações da visão, audição e locomoção estão sujeitas a essa prática, porque as aves cantam, são coloridas e estão em todos os lugares do mundo (exceto em águas profundas).


Só no Brasil são descritas 1.971 espécies de aves. Este número é bem expressivo e toda essa biodiversidade está lá fora. Só aguardando você desavisado a apreciar um voo, um canto ou um manto colorido.


Vale ressaltar que pessoas que possuem memórias afetivas com as aves, principalmente durante a infância, são mais propensas à prática do birdwatching. Caso contrário, é provável que você ache que isso é coisa de nerd ou perda de tempo, mas se você bobear, os passarinhos podem surgir e transformar sua vida. Depois, não vá dizer que não avisei.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page